Parcerias de Negócio

Parcerias entre Empresas - SPS Traduções

1. Parcerias entre Empresas: uma Questão de Perspectiva e Concepção

A “SPS Traduções – Tradução, Marketing e Serviços”, uma marca do Grupo Kriterorbis, tem uma concepção ampla do negócio, entendendo-o como uma realidade dinâmica em que elementos exteriores à empresa, outras empresas ou particulares, podem acrescentar mais-valias ao nível da qualidade e da quantidade de contactos. Para isso existem, claro, as parcerias com empresas.

As parcerias de negócio são claramente vitais na obtenção de objectivos comuns. E são vitais quer estejamos a falar de um pequeno negócio, quer estejamos a a profundar um negócio com outra dimensões. O parceiro pode trazer conhecimento especializado, contactos já feitos e amadurecidos. Pode funcionar como máquina geradora da nossa referência e assim trazer-nos posições muito vantajosas neste mercado global e cada vez mais competitivo.

Como tal, se tem um negócio ou pretende cria um negócio, deverá pensar em algumas empresas, de determinados ramos, de forma a que estas possam agregar algum valor ao potencial da sua ideia.

Deverá, pois, na elaboração dessa lista, fazer uma prospecção de mercado, colocando depois eventuais alvos destas “parcerias entre empresas”. Há dois grupos de parceiros: aqueles que se localizam no mesmo ramo de negócio, e aqueles que se encontram fora do nosso ramo. Dentro deste último grupo, há também uma subdivisão: os que se encontram no mesmo espaço geográfico, e os que estão em espaço geográfico diferente. Há pois que apurar das vantagens de ter um “concorrente” enquanto parceiro de negócio (as agências imobiliárias costumam fazer este tipo de parcerias quanto a imóveis específicos).

2. Bons Negócios

Não há dúvida que há bons negócios, no contexto de uma parceria entre empresários, quando ambas as partes conseguem acrescentar vantagens ao seu lado. Como tal, quando uma empresa aborda outra a fim de ser estabelecida uma relação de parceiros de negócio, não deve apenas abordar as questões tendo com conta a visualização exclusiva do seu benefício. Tal postura é meio caminho andado para que se inviabilize toda a questão das parcerias de empresas. Assim, é bom que quem aborde outrem para se estabelecer uma relação de trabalho, faça um estudo, o mais aprofundado possível, da realidade do outro. Essa atitude também dará muita credibilidade ao “convite”.

As empresas e os seus conselhos de administração ou gerência devem pois encarar estes processos como naturais, percebendo que as empresas não podem viver isoladas umas das outras. Pelo contrário, devem, de uma forma contínua e sistemática, procurar o seu “enriquecimento humano” com o estabelecimento de pontos de contacto com fornecedores, clientes e ex-clientes, bem como com outros jogadores activos no mercado (as parcerias com empresas e outras são fulcrais para o desenvolvimento sustentável de um negócio).

Por outro lado, é bom que se perceba que esta realidade das parcerias de empresas pode levar dias, meses ou anos. E não deve ser precipitada. Uma empresa só deve contactar outra caso tenha um produto final acabado e algumas ideias acerca do que fazer. Porque a rede de contactos e parceiros de negócio envolve compromissos de futuro e é um processo que requer investimento de tempo, quando não de dinheiro.

3. Parcerias visíveis ou invisíveis

Como fazer parcerias com empresas é uma questão essencial nos dias de hoje. Para lá chegar, há que verificar uma série de pontos. Vejamos este:

Quando se pensa em empresas agrupadas em rede, há que avaliar se esta ligação deverá ser tornada pública ou se, pelo contrário, deve ser mantida em segredo. Só olhando para o mercado e para o consumidor final é que se pode responder a essa questão, optando nós para o generalizar aqui. Claro que, e aqui sempre se dirá, sendo o parceiro da mesma área geográfica e concorrente, a relação não deve ser pública.

PARCEIROS DE NEGÓCIO “SPS TRADUÇÕES – TRADUÇÃO, MARKETING E SERVIÇOS”

A “SPS Traduções – Tradução, Marketing e Serviços”, uma marca do Grupo Kriterorbis, tem tido, como se referiu acima, uma concepção ampla do mercado. Assumimo-nos como uma empresa que pretende oferecer o melhor serviço possível a nível linguístico no mercado interno, mas também a nível internacional.

Como tal, é nosso intento cruzar ideias de negócio, relacionando-nos com outras empresas que, em regime de parceria, pretendam alcançar um público mais vasto. Falamos, numa primeira linha, de outras empresas na nossa área, mas não só. Procuramos especificamente parceiros em áreas com algum grau de conexão com a nossa: informática, marketing e programação, Direito, viagens, formação profissional e ensino de línguas, entre muitas outras.

Como fazer parcerias com empresas é uma pergunta que aqui tentamos dar a devida resposta e com o nosso próprio exemplo:

As nossas parcerias existem para tornarem mais visível o nosso negócio, bem como o negócio do nosso parceiro, sendo que há múltiplas modalidades de concretização da mesma no plano prático.

Contacte-nos com as suas ideias e as mesmas serão analisadas pelo nosso Gabinete de Parcerias.

Poder-nos-á contactar através do email parceiros@sps-traducoes.com.pt ou através dos contactos 92 926 35 82 ou 96 357 90 50.

Cresçamos Juntos.

Contactos:

  00 351 92 926 35 82
  00 351 96 357 90 50
 geral@sps-traducoes.com.pt
 Subscrever Newsletter
 Faro: Rua das Acácias Nº 91, 8005-191 Faro
       Portugal

   Lisboa: Rua Fialho de Almeida, Nº 14
       2º Esquerdo - Esc. U11 1070-129
       Avenidas Novas, Lisboa, Portugal

   Porto: Rua da Boavista, 355
       4050-107 Porto, Portugal

Newsletter SPS Traduções – Tradução, Marketing e Serviços